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A chegada da Nova CB750 Hornet tem causado muita polêmica desde sua apresentação no Festival Interlagos Motos deste ano. Conforme anunciado, ela chega com o novo e moderno motor de dois cilindros, mais em conformidade com os custos de produção e para se adequar aos níveis de emissão de poluentes do mundo. Incluindo o Brasil, um dos mais rigorosos do mundo.

Se você viveu o burburinho que foi entre os amantes das duas, no final do anos 1990, com a chegada da CB600 Hornet e seus barulhentos 4 cilindros, vai entender porque muita gente está falando da novidade.

O design da Nova Hornet foi criado no centro de R&D da Honda em Roma, na Itália e mirou atrair os motociclistas ansiosos por um estilo diferenciado

Preço, cores e garantia

A Honda CB750 Hornet 2026 estará disponível na rede de concessionários Honda a partir de novembro. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais Honda Assistance, um serviço gratuito por todo o período da garantia do produto. A cobertura abrange, além do Brasil, a Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses. O preço público sugerido, base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete e seguro é de R$ 53.694,00. As opções de cores são Branco Perolizado e Preto Metálico.

Mecânica

O motor da CB750 Hornet é o moderno bicilíndrico paralelo de 755 cc entrega 69,3 cv de potência máxima e 7,04 kgf.m de torque, cifras que se beneficiam da otimização derivada de um elaborado sistema de gestão eletrônica que oferece cinco modos de pilotagem selecionáveis.

O sistema Unicam de 8 válvulas, popularizado nas CRF450 de competição, utiliza dutos de aspiração por vórtice (Vortex Flow Duct) descendentes, que garantem combustão ideal. O virabrequim com ângulo de 270° proporciona excelentes sensações de pilotagem e muita personalidade; a engrenagem primária também aciona o eixo de equilíbrio, enquanto a caixa de câmbio de 6 velocidades conta com embreagem assistida e deslizante. Os sistemas eletrônicos de assistência à pilotagem são possíveis graças ao comando de acelerador TBW - Throttle-By-Wire. Os cinco modos de pilotagem (dois dos quais totalmente personalizáveis) combinam três níveis de HSTC - Honda Selectable Torque Control, integrado ao Whellie Control (antiempinada), e três níveis de ajuste de potência e freio-motor.

Ciclística

A ciclística de referência faz parceria com o motor para dar à CB750 Hornet desempenho equilibrado. O chassi de aço tipo Diamond que se destaca pela leveza graças à rigidez otimizada pelo diâmetro dos tubos e espessura de suas paredes. Para garantir a máxima agilidade e o melhor feedback para o piloto, a escolha das suspensões recaiu sobre uma unanimidade da atual tecnologia: a suspensão dianteira invertida Showa SFF-BP™ Ø 41 mm e o monoamortecedor Showa vinculado ao sistema Pro-Link. Pinças duplas de quatro pistões com montagem radial garantem uma frenagem consistente e controlável, enquanto as dimensões dos pneus foram escolhidas para garantir altos níveis de aderência e agilidade: dianteiro 120/70 combinado com um pneu traseiro de 160/60.

A riqueza de especificações técnicas da CB750 Hornet é enfatizada pelos faróis de LED emoldurados por uma agressiva carenagem, que confere ao modelo um visual esportivo. O painel TFT colorido de 5 polegadas assim como o comando de punho esquerdo retroiluminado são requintes que se unem aos indicadores de direção que se desativam automaticamente e ao sistema ESS – Emergency Stop System.

Mais detalhes

A silhueta da CB750 Hornet tem como ponto de destaque o tanque, cujo formato foi inspirado na asa da vespa – Hornet, em inglês. A parte frontal, angulosa e agressiva, se une às formas essenciais da rabeta, resultando em um estilo verdadeiramente radical, como convém a uma naked esportiva.

O grupo óptico frontal é formado por um farol único full-LED com projetor duplo, compacto e potente, emoldurado por uma carenagem essencial cujas linhas enfatizam a natureza esportiva do modelo.

O assento está a uma altura de apenas 795 mm, o que facilita o uso pela maior parte de motociclistas de qualquer gênero. A posição de pilotagem é ereta, com as pedaleiras ligeiramente recuadas, para oferecer uma postura natural. O guidão largo garante uma pegada segura e controle absoluto em qualquer velocidade.

O painel TFT colorido de 5 polegadas se vale de uma nova tecnologia que melhora a visibilidade em ambientes com muita luz. Uma resina especial é aplicada entre a camada superior do painel e o próprio display, reduzindo os reflexos e aumentando a iluminação de fundo. As diversas funções do painel podem ser acessadas através do comando retro iluminado situado no punho esquerdo.

O sistema elétrico foi simplificado usando a tecnologia de cabeamento CAN - Controller Area Network, que atua em paralelo com a BCU - Body Control Unit, localizada sob o assento do condutor, que processa instantaneamente os sinais de controle do módulo do sistema ABS, do painel TFT e do comando de quatro vias no guidão esquerdo, deixando à ECU apenas o controle de parâmetros dinâmicos.

Os indicadores de direção são equipados com ESS – Emergency Stop System, que a partir de 56 km/h, em caso de uma desaceleração mínima de 6,0 m/s², aciona os indicadores de direção para alertar os outros usuários da via sobre a frenagem brusca. Se o ABS for acionado, o limite mínimo de intervenção é reduzido para uma desaceleração de 2,5 m/s², um método inteligente e seguro que reconhece condições de baixa aderência.

Os indicadores de direção também são desativados automaticamente, não com base em um simples temporizador, mas sim por meio de sensores que permitem reconhecer curvas e a mudança no sentido de direção.

A embreagem assistida e deslizante reduz o esforço na alavanca, torna as trocas de marcha mais suaves e evita a perda de aderência da roda traseira durante reduções bruscas. A CB750 Hornet conta com eletrônica embarcada de última geração, oferecendo cinco modos de pilotagem:

SPORT: Proporciona desempenho máximo com entrega de potência (P) nível 3, freio-motor (EB) nível 1 e HSTC (T) em nível 1, pouco atuantes.

RAIN: Nível 1 de potência (P), freio-motor (EB) nível 2 e HSTC (T) nível 3, máximo, visando segurança em pisos escorregadios.

STANDARD: Padrão médio de potência (P), freio-motor (EB) e HSTC (T), todos em nível 2.

USER 1 e 2: Consentem ao piloto a personalização dos níveis de potência (P) e freio-motor (EB), o sistema HSTC (T).

O chassi da Hornet tipo Diamond de aço pesa apenas 16,6 kg (para efeitos comparação, o quadro da CB650R pesa 18,5 kg). A estrutura mescla tubos e placas com formas e espessuras otimizadas, resultando em um chassi muito forte, porém leve, com um exato equilíbrio entre rigidez e flexibilidade, que garante o desempenho e dirigibilidade necessárias para explorar todo o potencial do motor. A inclinação da coluna de direção é de 25° e o trail 99 mm, com uma distância entre eixos de 1.420 mm. O peso a seco é de apenas 180 kg.

Para maximizar o caráter esportivo na pilotagem e estabilidade (especialmente em frenagens em alta velocidade), o garfo invertido Showa SFF-BP™ (Separate Function Fork Big Piston) Ø 41 mm, é fixado por mesas projetadas especificamente para a Hornet. O curso da suspensão dianteira é de 130 mm e a separação das funções de suspensão (suspensão de um lado do garfo e amortecimento hidráulico do outro), resulta em excelente resposta às mudanças na superfície da pista e melhora a qualidade geral do sistema.

O monoamortecedor traseiro trabalha vinculado à articulação progressiva Pro-Link e uma balança de suspensão de aço, que garante excelente desempenho em termos de resposta aos esforços, enquanto o ajuste de pré-carga da mola em sete níveis permite um acerto de acordo com a constituição física do piloto e estilo de tocada. O curso da suspensão traseira é de 130 mm.

Os discos dianteiros duplos Ø 296 mm e as pinças Nissin de quatro pistões montadas radialmente proporcionam alto poder de frenagem com baixo esforço e excelente possibilidade de modulação. As rodas de alumínio fundido em Y com 5 raios contribuem para a agilidade da CB750 Hornet. A roda dianteira tem 3,5" monta um pneu 120/70-ZR17, enquanto a roda traseira tem 4,5" monta um pneu 160/60 ZR17, uma "receita" obtida pelos pilotos de teste da Honda que exalta a agilidade e maneabilidade nunca antes sentidas em uma moto esportiva naked deste segmento.

Linha de acessórios oficiais Honda Store

A linha de acessórios originais dedicados para a CB750 Hornet estará disponível nas concessionárias Honda. A qualidade de tais componentes segue o padrão tradicional da marca, tendo sido estudados para atender clientes que queiram equipar e/ou diferenciar suas motocicletas. Além dos acessórios originais, compostos por slider e assento do tipo monoposto, o modelo terá uma linha exclusiva de Honda Store em parceria com a Alpinestars – específicas para pilotagem – composta por jaqueta tipo Street, calça de proteção e luvas de pilotagem, complementos perfeitos que oferecem proteção e reforçam o estilo urbano e esportivo do modelo.

 

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